6º Aniversário do Museu Cícero Dias, Semana de Museus, 1ª Mostra de Artes Visuais, além de palestras e visitas guiadas fazem parte da programação cultural de Escada durante este mês de Emancipação Política. Um roteiro que sugere, inclusive, a defesa Cícero Dias como principal ícone da cultura escadense.

O museu Cícero Dias tem uma programação com início no próximo dia 15 e segue até o final de maio com diversas palestras. Temas como Cultura Popular, Oligarquia Açucareira, Baronato, Academia Escadense de Letras, Patrimônio Indígena, além de outros, reforçam a importância de Escada no cenário cultural da região e do estado.

No dia 15 de maio o Arquivo Público Municipal, também na Rua da Matriz, realiza de forma inédita a 1ª Mostra de Artes Visuais Cícero Dias. Uma exposição que reúne ao mesmo tempo diversos artistas escadenses, ligados às artes plásticas, e várias obras do Pintor Cícero Dias.

“É uma programação que pode despertar nas pessoas a importância de termos em nossas origens um pintor de renome internacional, como Cícero Dias. Esta iniciativa da gestão do prefeito Lucrécio Gomes pode se transformar num marco para a cultura e desenvolvimento de Escada”, declarou o Secretário de Educação e Cultura, Kennedy Santos.

Confira a Programação do Museu Cícero Dias:

15/05: 19h, aniversário do 6º ano do Museu Cícero Dias e abertura da 1ªMostra de Artes Visuais Cícero Dias.

16/05: 10h, Abertura do ciclo de palestras no Espaço Cultural Museu Cícero Dias sobre o patrimônio indígena de Escada pelo professor e acadêmico Valdecir Leocádio.

17/05: 19h, Abertura do projeto “Uma noite no Museu”  com a palestra Lendas, Mitos, Contos e Assombrações de Escada, pela Historiadora e acadêmica Mariinha Leão.

18/05: 10h, Palestra sobre a religiosidade do povo Escadense, pelo Pe. Robson Soares.

19/05: 10h, Palestra sobre à Escravidão, pelo professor e historiador Danilo Souza.

22/05: 10h, Palestra sobre Cultura Popular, pelo artista escadense Edvaldo Livino (Dudoce).

23/05: 10h, Palestra sobre a Oligarquia Açucareira e Baronato, pelo Dr. Henrique Bastos.

26/05: 10h, Palestra sobre à importância da Academia Escadense de Letras, pelas acadêmicas Dra. Ana Neto e Teresinha Melo.

29/05: 10h, Palestra sobre Contos e Prosas, pelo escritor e acadêmico Adriano Sales.

30/05: 10h, Palestra sobre à importância do Instituto Histórico no município de Escada, pelo acadêmico Dr. Waldyr Siqueira.

31/05: 10h, Encerramento da programação do aniversário do Museu com a palestra sobre vida e obra de Cícero Dias, pela pesquisadora e fotógrafa Selma Coelho.

Um horário especial para os fins de semana está sendo planejado pela Diretoria do Museu.

Advertisements